09 maio 2006

Make You Feel Better


Hoje é o dia...

Olá cafeinados, assíduos leitores desse blog. Pessoas ávidas por novidades... Pois aí está! Hoje é o dia do lançamento internacional do mais recente album da banda Californiana: RED HOT CHILI PEPPERS. Sim, hoje: 09/05/2006, está saindo nas lojas o cd duplo "Stadium Arcadium".

Mas, como vocês querem saber se o dito cujo vale a pena, eu entrei em contato com alguns amigos meus da gravadora WEA/Warner, falei com o produtor Rick Rubin, e depois de muitas tratativas e mesmo contra a vontade de Anthony Kiedis, um grande amigo meu, que é diretor executivo da gravadora conseguiu em primeira mão o álbum. Não posso revelar o nome deste cara, mas ele é conhecido pelos amigos como Mula, e ele me liberou o cd sob uma condição: Que eu postasse aqui, no melhor blog do Brasil, a minha critica referente ao álbum.

Como promessa é dívida, escutei inúmeras vezes o disco, do começo ao fim e resumindo em poucas palavras, ele é Indispensável. Ninguém pode montar uma discoteca sem colocar Stadium Arcadium junto. O Baixista Flea, em uma entrevista a uma revista americana, declarou que este é pra ser um álbum épico, e ele tem razão.

Falando individualmente, o baixo de Flea continua sensacional, sem dúvidas é o melhor baixista do mundo, e em algumas músicas tem uma energia destruidora, é o caso de Readymade e Torture Me, aconselhaveis para quem gosta de botar o volume no último quando está andando de carro.

Chad Smith (baterista) mantém a regularidade do álbum. Faz apenas o Feijão com Arroz quando precisa e destrói as baquetas quando o clima esquenta, mas principalmente, mantém as músicas no caminho certo.

Cantando cada vez melhor, Anthony Kiedis está marcante nesse album. Talvez tenha melhorado por ter "largado" o uso de drogas, ou pela experiência adquirida, mas a realidade é essa, essas músicas foram feitas para a voz dele, ou talvez a voz dele para essas músicas.

Por último, mas não menos importante, muito pelo contrário, vem John Frusciante. Ele ja havia se destacado nos últimos álbuns do RHCP por alguns solos em algumas músicas, alguns rifs e pelo Backing Vocal em outras. Mas neste está diferente. Quem escutou o seu álbum solo de 2004: Shadows Collide With Peoples, talvez não se supreenderá tanto. Ele transportou para o Red Hot toda a sua energia do álbum solo, com solos enloquecedores e rifs extremamente marcantes. Continua cantando muito bem ao lado de Kiedis, deixando as baladas de arrepiar, como é o caso de Slow Cheetah e Strip My Mind, mas o fato que mais marca é que quando uma música parecesse chata e ruim, John salva com um solo magnífico.

Bom, o álbum não é perfeito, o que é impossível, afinal, gosto é gosto. Mas são poucas músicas ruins. Dívido o álbum em músicas no estilo clássico RHCP, baladas de chorar no cantinho e Pauladas de enlouquecer os ouvidos, o álbum Stadium Arcadium é possívelmente o lançamento do ano. Vale cada tostão a se pagar, e recebe do caféina as 5 sementes de café.

Tenham um ótimo dia, e era isso pessoal.

2 comentários:

Marcos Vinícius disse...

Que coincidência !!!
Um amigo meu, o Kual Kertor Rent (a saber, grande "financiador" das grandes gravadoras mundiais), me conseguiu o lançamento do Pearl Jam e Nickelback para avaliação.
Amanhã ou depois, eu posto o meu veredicto...
t+

Unknown disse...

Estamos em negociação também para conseguirmos o filme do Código da Vinci antes do lançamento para avaliação. É muito provável que o Mr. Kual Kertor Rent ou o Mr. Mula nos mande uma cópia autorizada na próxima semana. Aguardem...