21 novembro 2005

O Silêncio Q Precede O Acústico

Um dos acústicos mais aguardados pelo público foi estragado pela ganância da MTV e das gravadoras

Nesse mês de Novembro tivemos o grande prazer de vermos e escutarmos o acústico MTV O Rappa. Um ótimo álbum, que traz músicas totalmente diferentes das suas versões originais, graças aos inúmeros instrumentos de percussão usados pela banda e pela característica de sempre estarem testando novos sons em seus cds e shows. Quem viu o especial pode constatar o uso dos mais simples instrumentos de percussão até mesmo frigideiras e panelas. Tradicionalmente as bandas que gravam Acústicos fazem apenas versões de violão para suas músicas. O Rappa buscou mais e, praticamente, fez melodias novas para as letras "antigas".

Tudo combinando com o ótimo cenário montado pela Music TeleVision, que reproduziu uma estação de metrô, substituindo o tradicional banquinho para o vocalista por um banco característico destas estações, parabéns ao cenário.

Mas a escolha das músicas teve algumas infelicidades, não pelas músicas que estão no cd e no dvd, mas por aquelas que ficaram de fora. Todos esperavam um acústico baseado mais nos grandes sucessos dos discos "Navio Negreiro", "O Rappa Mundi", "Lado B Lado A", mas o que se viu foi mais músicas do ultimo cd lançado em 2004, "O Silêncio Q Precede O Esporro". Claro que tem músicas dos outros álbuns, mas algumas músicas importantes da história do O Rappa como a Feira, Hey Joe e A Minha Alma, ficaram de fora.

Deixando de lamentar o que não foi e falando do que foi gravado. Faço referência as músicas inéditas: Na Frente do Reto e Não Perca as Crianças de Vista, duas ótimas músicas, bem no estilo da banda. As participações de Siba tocando violino nas músicas Homem Amarelo e Cristo e Oxalá deram uma nova cara para ambas. Mas foi Maria Rita que marcou o acústico. Cantando ao lado de Falcão nas faixas: O Que Sobrou do Céu e Rodo Cotidiano, a filha da gauchinha Elis Regina mostrou todo o seu potêncial e sua ótima voz, mostrando porque é uma das melhores cantoras brasileiras.

Ainda temos os sucessos: Mar de Gente, Lado B Lado A, Reza Vela, O Salto, Me Deixa, Eu Quero Ver Gol entre outras. Mas Pescador de Ilusões pode ser considerado a melhor música do acústico, que em sua versão original já era maravilhosa, ganhou novos arranjos, um backing vocal e um Falcão inspirado. Só pra lembrar, no cd você encontrará 13 faixas e no DVD mais 6 além das 13.

A performance da banda no palco, principalemente do vocalista Falcão é algo também a ser considerado. Sempre muito empolgado, ele se movimentou muito e agitou a galera que cantou e participou de quase todas as músicas. No final, Falcão ainda se jogou no meio do público, numa real forma de agradecimento.

O que acabou estragando esse Acústico ou outros especiais da MTV, com certeza foi a própria MTV, que nesse ano lançou quase todo mês algum cd ou DVD. A menos de um mês antes do lançamendo do Acústico O Rappa, quando o Ultraje a Rigor tinha o seu acústico apresentado na MTV pela primeira vez, ja estava rolando no site do O Rappa o primeiro single do seu acústico (Na Frente do Reto), e entre esses dois acústicos, a MTV ainda lançou o Ao Vivo do Titãs, logo depois do Acústico O Rappa eles lançaram o Especial Capital Inicial/Aborto Elétrico e na semana passada lançaram o Barão Vermelho Ao Vivo. Sem contar o Acústico Bandas Gaúchas, o Especial MTV Apresenta Gram (boa banda, por sinal) e outras coisas que devo ter me esquecido, tudo no ano de 2005. Pra que tudo isso, não era melhor lançar um Especial, um Ao Vivo e um Acústico por ano? Fica aí a pergunta e tire você mesmo a sua conclusão.

Bom, mas isso não tira a qualidade e o brilho do Acústico O Rappa, que recebe de mim 4 1/2 sementes de café(de 0 à 5) e digo a vocês: É um álbum pra escutar na faixa, todas as músicas, sem pular nenhuma, mas faltou algumas.

Aleister Crowley

Nenhum comentário: