09 agosto 2006

The Return


O homem de aço está de volta, mas não foi muito bem recebido...

Tive o prazer de assistir na semana passada o retorno do Superman (Superman - Returns), do diretor Bryan Singer (X-Men 2). Apesar das criticas, gostei muito do filme. Traz uma história nova, usando toda a tecnologia de produção de efeitos especiais existentes atualmente, sem perder as características que tornaram os filmes de Clark Kent um dos melhores filmes no passado.

Já no começo do filme, quem assistia aos antigos filmes, sente um arrepio quando ve a apresentação do cast junto com o clássico jingle, apenas modernizado. No entanto, o filme não vem recebendo boas criticas e a Warner ainda não confirmou sua continuação devido a bilheteria do filme não alcançar as expectativas. Algumas criticas que eu li, "detonam" o filme pelo fato da história rolar muito em torno do romance entre o Superman e Louis Lane e pouco no confronto com Lex Luthor. Na minha humilde opnião, não concordo com essa critica, gostei da forma como Singer conduziu o filme. Foi uma boa maneira de trazer de volta o homem de aço e ligar o novo filme aos antigos sem deixar um vazio entre o ultimo de 1987 e o de agora.

Deixando de lado o que os outros escreveram, faço referência aos atores. Alguns muito bem escolhidos, superando expectativas, outros sentindo o peso da responsabilidade. Kate Bosworth (Dawn Schiller em Wonderland, 2003) está impecável no papel de Louis Lane, e até ja foi escolhida como a melhor Louis Lane de todas. Mas nada como Kevin Spacey (Lester Burnham em Beleza Americana, 1999) no papel de Lex Luthor. Geralmente em papéis engraçado, Spacey deu outra personalidade ao maior arqui-inimigo de Superman, criou um vilão frio e calculista, mal, mas sem perder o bom-humor, realmente uma atração a parte.

Nota negativa para Brandon Routh como Clark Kent/Superman, em uma atuação um tanto mecânica. Mas claro, sua atuação fica prejudicada porque é impossível substituir Chirstopher Reeve no papel de Superman.

Avaliações a parte, o atual elenco já confirmou interesse numa seqüência de Superman, assim como o diretor Bryan Singer. O provável vilão será o General Zod, e para interpretá-lo está sendo cotado o ator Jude Law. Agora é aguardar e eu espero que saia o próximo filme.

De resto, desejo que vocês assistam o filme e tirem suas próprias conclusões. Fica o meu veredito:

Nenhum comentário: