28 junho 2006

Ctrl


Para marcar na agenda...

Em matéria publicada ontem pelo site Terra, leia aqui, será iniciado no mês de julho as filmagens do filme "Control", que conta a história de Ian Curtis e sua banda, o Joy Division.

Para quem não conhece, o Joy Division foi formado na meio da explosão Punk dos anos 70 em Manchester na Inglaterra, mais precisamente no ano de 1977. Tendo como influência mais fortes Velvet Underground, David Bowie e Iggy Pop, o Joy Division foi um dos percursores do movimento Pós-Punk e é muito caracterizado por músicas alternativas com tendência a depressão e a claustrofobia. Em maio de 1980, Ian Curtis se suicidou, dando fim a banda, mas deixando um legado que influenciou bandas como o The Cure, Echo And The Bunnymen e Siouxsie And The Banshees. Os outros integrantes da banda, após o fim do Joy Division, se manteram juntos e formaram, o que hoje é conhecido como, New Order.

O filme será baseado no livro biográfico de Ian Curtis, "Touching From a Distance" escrito por Deborah Curtis, esposa de Ian.
Dirigido pro Anton Corbijn, que ja trabalhou com U2, Brian Adams e Depeche Mode e produziu o filme Uma Noite em Paris de 2002, o filme terá no elenco: Samantha Morton (Agatha em Minority Report, 2002) como Deborah Curtis, Alexandra Maria Lara (Johanna 'Paula' Jakobi em Cowgirl, 2004) como Annik Honoré, Ronan Vibert (MI6 Agent Calloway em Tomb Raider: The Cradle of Life, 2003) como Tony Wilson e Sam Riley como Ian Curtis. O inglês Sam Riley tem como trabalho no cinema a comédia inglesa de 2002: A Noite Nunca Termina, no papel de Mark E Smith.

Mas o melhor do filme talvez esteja na sua trilha sonora. Além de Buzzcocks, Lou Reed e Sex Pistols, David Bowie e Iggy Pop irão se juntar ao New Order (antigos parceiros de Ian Curtis) para relembrar a obra do Joy Division.

É marcar na agenda para esperar o filme e conseguir sua trilha...

Nenhum comentário: